Autos

Range Rover Sport 2023 ganha estilo elegante, nova tecnologia

Após a introdução da próxima geração do Range Rover, à venda nesta primavera, a Land Rover apresentou o novo Range Rover Sport.

Este luxuoso SUV de médio porte segue a trilha do Range Rover maior, com um conjunto de motorizações eletrificadas, comodidades premium e estilo ultras suave.

O Range Rover Sport oferecerá quatro motores a gás no lançamento e, em seguida, adicionará uma versão puramente elétrica a bateria no ano seguinte. Isso é um monte de escolhas. Isso reforça o compromisso da empresa de oferecer a cada Land Rover e Jaguar uma versão elétrica até o final da década. 

O preço do Range Rover Sport 2023 começa em US$ 83.000 – US$ 12.000 a mais do que o modelo atual. Isso se estende até US$ 121.500 para o P530 First Edition com um V8 twin-turbo. 

Haverá três níveis de acabamento principais: SE, SE Dynamic e Autobiography. A primeira edição estará disponível até o ano modelo 2023. 

O novo Range Rover Sport será construído na fábrica de Solihull, na Inglaterra, ao lado do novo Range Rover.

Aqui está o que sabemos até agora. 

Com o que concorre: Audi Q7 , BMW X5 , Mercedes-Benz GLE , Porsche Cayenne.
O que parece: Um veículo conceito com laterais lisas.
Powertrains: 355 cv, 3,0 litros turbo híbrido leve de seis cilindros; 395 cv, 3,0 litros turbo híbrido leve de seis cilindros; Motor híbrido plug-in de seis cilindros de 434 cv e 3,0 litros; e 523 cv, V8 biturbo de 4,4 litros. Todos têm transmissão automática de 8 velocidades e tração integral.
Preço: $ 83.000 – $ 121.500
À venda: outono de 2022

O Range Rover Sport faz mudanças significativas por toda parte, preservando seu perfil lateral distinto. A carroceria é tão suave que se destacará na multidão.

Como o Range Rover, ele oferece um número surpreendente de powertrains, cada um apresentando grandes números de potência. Com híbridos leves, um híbrido plug-in, um V8 twin-turbo e, eventualmente, um totalmente elétrico, haverá uma configuração para satisfazer todos os possíveis clientes. Mas esperamos que a maioria das versões que não se conectem ainda bebam uma boa quantidade de combustível premium. 

As atualizações de tecnologia são abundantes, desde um display multifacetado e assentos massageadores, até a mais recente suspensão ativa e um sistema de navegação que pode preparar o veículo para as próximas curvas. Esperamos que a suspensão mais recente melhore o passeio rígido e instável observado com o último Range Rover Sport que testamos pela última vez em 2014. Descobrimos que alguns controles naquele SUV estão atrasados; a reforma dramática para este modelo de próxima geração pode melhorar isso. 

Todos esses recursos aumentam significativamente o preço base do novo Range Rover Sport. 

Range Rover Sport

No total, o Range Rover Sport parece ser uma atualização elegante e de alta tecnologia que se baseia em sua fórmula estabelecida. 

Por Fora

O Range Rover Sport redesenhado apresenta uma silhueta semelhante à do SUV de 2022, mas o corpo é suavizado a ponto de parecer um veículo conceito, em vez de um modelo de produção.

As grades horizontais finas são tão sutis que a frente lembra um EV. E as maçanetas laterais esculpidas e retráteis das portas criam um corpo suave. Até a traseira apresenta uma topografia de superfície mínima e luzes LED finas. Essa forma aerodinâmica reduz o coeficiente de arrasto para apenas 0,29, um valor associado a carros que trapaceiam o vento, em vez de SUVs. 

Isso é semelhante à estética de design vista no novo Range Rover e segue uma tendência recente entre as montadoras, onde os modelos redesenhados são visualmente mais simples do que as versões anteriores. 

Por Dentro

A exibição estética de design minimalista no exterior do SUV é transferida para a cabine, onde formas e linhas simples criam uma aparência moderna e organizada. 

O conforto do passageiro dianteiro é aprimorado com assentos com ajuste de 22 posições, aquecidos e ventilados, com função de massagem. A segunda fila beneficia de um pouco mais de espaço para as pernas do que antes. 

A grande tela de infotainment curvo de 13,1 polegadas combina com um sistema estéreo Meridian disponível para controlar até 29 alto-falantes, incluindo alto-falantes de apoio de cabeça, suportados por 1.430 watts de potência amplificada. O sistema de infoentretenimento Pivi Pro funciona sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e funciona com o assistente pessoal Amazon Alexa. 

Para aproveitar ao máximo o áudio e até mesmo a conversa, um sistema de cancelamento de ruído ativo usa microfones e acelerômetros dentro de cada cava da roda para monitorar as condições e informar os processadores digitais sobre como cancelar a possível intrusão de ruído. 

Um sistema Cabin Air Purification Pro disponível pode isolar ainda mais os passageiros do mundo exterior, filtrando odores, bactérias, alérgenos e vírus. Existe até uma função para reduzir o CO2. 

O que o impulsiona

O Range Rover Sport é lançado com dois motores de seis cilindros turbo em linha que usam uma configuração híbrida leve, um motor de seis cilindros turbo em linha híbrido plug-in e um V8 twin-turbo. Uma versão totalmente elétrica se junta à programação para 2024. 

A montadora estima que os motores de 355 hp e 395 hp retornarão 20 mpg na cidade e 25 mpg na estrada. O motor híbrido leve de 395 hp e 48 volts que experimentamos no Defender provou ser bastante potente, rodando de 0 a 60 mph em 6,9 segundos e retornando 18 mpg no geral com combustível premium. 

O plug-in possui 434 hp e uma autonomia elétrica de 48 milhas. A Land Rover afirma que pode galopar de 0 a 60 mph em 5,5 segundos – rápido para um SUV. 

Para maiores emoções, recorra ao V8 de 523 cv, que pode realizar essa façanha em apenas 4,3 segundos. 

O Range Rover Sport apresenta o mais recente sistema de tração nas quatro rodas da empresa, com seu primeiro controle de cruzeiro off-road adaptativo para gerenciar a velocidade de acordo com o terreno. 

Todos os motores serão combinados com uma transmissão automática de oito velocidades. 

Sistemas de Segurança e Assistência ao Condutor

O equipamento padrão inclui aviso de colisão frontal, frenagem de emergência automática com detecção de pedestres e ciclistas, aviso de ponto cego, assistência de manutenção de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, reconhecimento de sinais de trânsito e aviso de obstrução de estacionamento. 

O Range Rover possui um sistema de câmera surround-view com modo noturno que pode aumentar a visibilidade após o anoitecer. E o Range Rover tem estacionamento remoto por meio de um aplicativo de telefone, permitindo que ele seja estacionado em vagas estreitas – uma preocupação com um SUV sofisticado e caro.

Leave a Comment