Tecnologia

Um novo projeto de lei francês pode enviar influenciadores para a prisão

Alguém já checou Emily Cooper de Emily em Paris fama? Ela pode não estar muito bem.

Motivado em parte pelo desejo de proteger as pessoas das repercussões negativas à saúde mental ligadas ao uso de mídias sociais, a Assembleia Nacional do parlamento francês aprovou um projeto de lei em 30 de março.(Abre em uma nova aba) que introduz algumas novas leis para influenciadores.

O projeto de lei alteraria drasticamente a forma como os influenciadores franceses postam e exigiria que as plataformas construíssem novas ferramentas para sinalizar violações. As disposições do projeto de lei incluem:

  • Exigir que todos os influenciadores divulguem se estão usando um filtro.

  • Exigir que todos os influenciadores divulguem se seu rosto ou corpo foi photoshopado.

  • Exigir que todos os influenciadores deixem bem claro quando sua postagem é uma promoção paga. A França já exige que o conteúdo patrocinado seja claro para os usuários, mas essa legislação exigiria que o aviso fosse um banner nas fotos e vídeos – não apenas incluído na descrição.

  • Exigir que as plataformas de mídia social estabeleçam canais para que os consumidores denunciem influenciadores.

  • Sujeitar os influenciadores às mesmas regras da mídia tradicional, limitando suas promoções de produtos financeiros (olá, manos de criptomoedas), álcool, tabaco e muito mais.

Se o projeto for aprovado pelo Senado – e, de acordo com o TechCrunch(Abre em uma nova aba)há uma “alta probabilidade” de que sim – os influenciadores enfrentarão pesadas consequências por não cumprirem os novos requisitos: até seis meses de prisão e multa de € 300.000.

“O setor de influência comercial e criação de conteúdo ainda não é levado a sério o suficiente”, escreveu o ministro da Economia e Finanças, Bruno Le Maire, de acordo com a agência de notícias francesa RFI(Abre em uma nova aba). Ele observa que, embora a indústria criadora de mídia social “seja um formidável vetor criativo” com benefícios econômicos, ela também sofre de regras “pouco claras” ou mesmo inexistentes.

Para ser claro, este projeto de lei ainda não é lei e não está claro se outros países seguirão o exemplo. Os EUA, por exemplo, são muito mais negligentes com suas regras sobre influenciadores. O FTC exige(Abre em uma nova aba) que os influenciadores divulguem as conexões materiais que têm com as marcas que estão endossando (ou seja, os influenciadores devem dizer se estão sendo pagos para postar sobre uma marca ou produto. Essas divulgações devem ser claras, inequívocas e visíveis, e devem fazer essas divulgações diretamente em seus endossos.

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